Amor que não se esquece.
Ana e o vô Fernando. Ela compartilha as aventuras dos dois no perfil @prazersuaneta, no Instagram
O declínio na memória e na atividade mental em idosos podem ser causados pela degeneração e morte das células cerebrais em razão do Alzheimer. À primeira vista, a descrição dos sintomas dessa doença neurodegenerativa pode causar a impressão de que não há mais jeito. Mas não para Ana Rosa Mendes, estudante de Direito e fundadora do Netos por Escolha.
Ter um avô muito amado e diagnosticado com a doença mudou a vida Ana Rosa. O vô Fernando, como a própria Ana costuma chamar, sempre respondeu aos estímulos do cuidado da neta mesmo quando sua memória o traía e as fisionomias não lhe eram mais familiares. Por conta dessas experiências, Ana Rosa sentia uma necessidade muito grande de estender esse cuidado para outros vovôs e vovós privados do cuidado familiar por motivos de saúde e de vulnerabilidade social. Por isso, em 2016, nasceu o Netos por Escolha.
Um dia de Neto.
Netos por Escolha em visita ao Lar São Franciso de Pádua. Salvador-BA
O nome do grupo é intuitivo: ser neto por opção. Obviamente, os Netos escolhem cuidar dos vovôs e vovós do coração por bem mais que um dia, mas o cerne das ações é bem simples. Quando visitam abrigos, o momento é de cuidado, conversas, brincadeiras e de atenção aos idosos abrigados. Nesse meio tempo, não faltam histórias e trocas de experiências entre quem já conheceu bastante da vida e quem está descobrindo-a agora.
Os quase 200 voluntários do grupo tem idades entre 20 e 30 anos em sua maioria, e tem no projeto o desabrochar de uma consciência social mais sensível. A cada visita uma relação de amizade e proximidade é criada não apenas com os idosos, mas também com a gestão dos abrigos. É muito comum que os voluntários se tornem os principais veículos de captação de recursos para estas ONGs mesmo depois da visita.
Como ser voluntário.
O Netos por Escolha promove atividades de visitação, arrecadação de donativos e realiza campanhas especiais em períodos específicos do ano. Apesar do foco ser abrigos e lares para idosos, é comum também beneficiar organizações que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, o projeto já se estende por mais 3 cidades além de Salvador: Conselheiro Lafaiete (MG), Petrolina/Juazeiro (BA) e São Paulo (SP). Ao todo, o movimento possui mais de 300 voluntários e já beneficiou mais de 10 Instituições ao todo.
Para saber mais sobre o grupo, se inscrever em atividades e ser um voluntário, acesse o perfil do Netos por Escolha na SolidarEasy: http://bit.ly/netosporescolha.
Comments